14/09/2010

Agradecimento

Agradeço por todas as pessoas de outros países que entram no meu blog e também do Brasil!!Espero que vocês estejam gostando do meu blog, e que cada vez mais vocês acessem aqui!!AAhh!Só tenho algo a pedir...SIGAM O MEU BLOG E PARTICIPEM DAS ENQUETES!!


Obrigado!!

Os sentidos dos cães

Olfato: considerado o principal sentido canino, superior a de todos os outros animais. Tal característica marcante advém das ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal, que ocupam 160 cm², enquanto no homem a área chega a 5 cm². Em outra comparação, as células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, enquanto em um cão atingem 220 milhões. Essencialmente farejador, o nariz do cão tem um grande número de fendas permanentes, diferentes de animal para animal, como as impressões digitais. Por essa razão, ele pode ser usado para a identificação individual. Os cães possuem trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano. Tal capacidade apurada permite a um cão adestrado/policial, por exemplo, localizar drogas, minas terrestres e pessoas sob escombros. É devido a suas dobras convolutas que qualquer cheiro, por mais sutil que seja, pode ser capturado.
Audição: como o olfato, é outro sentido bastante desenvolvido no canino, que, diferente do ser humano, ouve sons de alta frequência e baixo volume. Por meio de suas orelhas direcionáveis, característica esta comum aos mamíferos, são capazes de localizar com precisão a direção e a origem do som em seis centésimos de segundo. São ainda capazes de ouvir a uma distância quatro vezes superior a do ser humano. Tais características concedem-lhe úteis habilidades, como a capacidade de discernir com facilidade as palavras pronunciadas por seu dono, ainda que o tom da voz e os gestos não sejam desconsiderados.
Nos cães, a audição, para além de aguçada, é capaz também de discernir tons e as palavras pronunciadas.
Visão: a visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido a posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça. O cão tem visão colorida, mas só consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde e vê da mesma maneira o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho. Os cães são mais sensíveis a luz e ao movimento, captando, com maior facilidade, algo movendo-se no escuro. Contudo, possuem menor capacidade de foco e de diferenciar as cores. Em igual, enxergam em três dimensões. A visão é ainda responsável por transmitir certas marcas comportamentais desses animais. Enquanto fitar diretamente com os olhos significa relação de entendimento e segurança, nunca fitar significa o oposto; deslocar o olhar demonstra, além de insegurança, o medo, ao passo que o olhar fixo mostra uma possível vontade de atacar.
Tato: sentido considerado pouco desenvolvido, o tato é fundamental na relação afetiva com outros animais. Junto ao olfato, é o primeiro sentido a funcionar em um cachorro na percepção extrassensorial. Nos cães, as sensações térmicas, táteis e de dor, são percebidas pelas terminações nervosas que, densas, formam uma rede ligada à medula espinhal e ao cérebro. Ao tato está ligada a sensibilidade do animal, que sente mais o frio que o calor, respondendo com aceleração da respiração e a evaporação da água através da língua. As partes responsáveis por este sentido formam uma rede nervosa concentrada na base dos pelos, que nem sempre apresentam a mesma sensibilidade. As vibrissas, pelos longos do focinho, dos supercílios e do queixo, são particularmente providas de terminações nervosas.
Paladar: sentido pouco desenvolvido. Em relação com o homem, possui quase nove vezes a menos o número de papilas gustativas. Por isso, o sabor que os cães sentem está diretamente ligado ao odor. É também por esta razão que podem consumir diariamente o mesmo alimento.

Os cães mais famosos da televisão

Ao longo da nossa história junto com os cães, muitos dos nossos amigos caninos ficaram famosos, seja por sua bravura em guerra, seja pela demonstratação de amor e fidelidade ao dono ou simplesmente como personagens em livros e em filmes. Muitos deles são famosos apenas em sua terra natal ou ficaram famosos apenas por pouco tempo, mas todos eles merecem ser lembrados.
Prestamos aqui a nossa homengem aos grandes cães da nossa história, aos
amigos fiéis, aos defensores, aos soldados, aos que cuidaram de nós, aos que nos salvaram, aos atletas, aos maiores e menores cães, aos cães austronautas, entre tantos outros, inclusive àqueles que só existiram na ficção como personagens de filmes, livros, quadrinhos e desenhos animados e que encheram a imaginação de muitas gerações.

Hachiko – Virou símbolo de lealdade no Japão por esperar durante anos o dono que morreu no trabalho.
Greyfriars BobbySkye terrier velou o túmulo do seu dono todas as noites por14 anos.
Old Shep –
Border Collie, ficou famoso por manter vigília por 5 anos na estação de trem onde viu o caixão de seu dono sendo embarcado.
Bobbie, O cão maravilha – ficou conhecido assim quando, após se perder de sua família em uma viagem, achou o caminho de volta para casa andando mais de 2800 milhas sozinho.
Banana, o benevolente – mestiço de Lulu da Pomerânia, ficou famoso ao alertar sua família de um incêndio salvando a vida de todos eles.
Heidi – Jack Russell Terrier, desceu um penhasco de mais de 150 mestros de altura para junto do corpo de seu dono que morreu escalando na
Escócia em 2001 , Heidi guardou o corpo por vários dias até o resgate chegar.
Aos cães soldados :

Bamse – São bernardo, foi símbolo das “Forças livres da Noruega” durante a Segunda guerra Mundial.
Chesty – Buldogue inglês, virou mascote da marinha americana em Washington-DC.
Chips – Cão heroi de guerra, foi um dos mais condecorados cães militares após Segunda Guerra mundial.
Horrie the Wog Dog – Foi encontrado no Egito por soldados australianos e salvou muitas vidas de soldados durante a Segunda Guerra mundial.
Judy – Acompanhava navios da marinha real britânica durante a guerra, ficou famoso como o único animal feito prisioneiro de guerra pelos japoneses. Recebeu a medalha Dickin em 1946.
Just Nuisance – Este cão foi o único cão militar oficialmente alistado como membro da marinha real britânica, quando morreu em 1944 foi enterrado com honras militares.
Lava – Foi encontrado filhote em Bagdá durante a guerra do Iraque em 2005, foi adotado pelo soldado americano Jay Kopelman e ficou famoso após publicação do livvro “Com amor, de Bagdá”
Sergeant Stubby – Cão militar mais condecorado da história, serviu durante a Primeira Guerra Mundial e era mascote da universidade de Georgetown.
Smoky – Cão heroi da Segunda Guerra Mundial, um
yorkshire terrier que serviu com a força aérea, participou de mais de 12 missões de combate.
Aos cães que cuidaram de nós:

Buddy – Fêmea de pastor alemão, foi o primeiro cão-guia de cegos treinado nas Americas.
EndalLabrador, cão de assistência, foi eleito o “cão do milênio”, salvou a vida de seu dono após um acidente
Aos cães que nos salvaram:

Balto – Cão de trenó, Husky siberiano, ficou famoso por liderar uma matilha de cães em 1925 durante a fase final da “corrida do soro” que levava um soro para combater uma epidemia de difteria no Alasca.
Barry – O mais famoso dos São Bernardos, Salvou a vida de mais de 40 pessoas na neve nos Alpes.
MancsCão de resgate na Hungria, ficou famoso pelo número de pessoas que salvou.
Togo –
Husky siberiano, Foi o cão de trenó que liderou, durante a parte mais longa do percurso a matilha de cães que levava o soro para combater a epidemia de difteria no Alasca.
Aos cães austronautas:

Laika – Fêmea mestiça de Husky siberiano, foi o primeiro animal a entrar em órbita a bordo do Sputnik 2.
Strelka – Fêmea mestiça, foi ao espaço a bordo do Sputnik 5 e retornou sadia, Strelka e Belka foram os primeiros animais a ir ao espaço e retornar a Terra. Um dos filhotes que Strelka teve após retornar da sua missão espacial foi dado de presente a Caroline Kennedy, pelo premier Soviético Nikita Khrushchev.
Belka – Fêmea mestiça, foi ao espaço a bordo do Sputnik 5 e retornou sadia Strelka e Belka foram os primeiros animais a ir ao espaço e retornar a Terra.
Aos cães atletas:

AshleyWhippet, o primeiro ( e considerado o melhor ) cão treinado para campeonatos de frisbee, três vezes campeão do “Canine Frisbee Disc World Championships”, foi muito famoso durante a década de 70.
Mick the Miller,
Greyhound de corridas, foi o primeiro cão a ganhar o English Derby em anos consecutivos e o primeiro a bater o recorde de 525 jardas em menos de 30 segundos.
Aos cães ficticios:

Lassie – Personagem interretado por cães da raça collie. Particiou de séries de TV, rádio, filmes e livros desde a década de 30.
Rin Tin Tin – Persongem interpretado por vários pastores alemães na TV americana e em diversos filmes. O verdadeiro Rin Tin Tin foi encontrado abandonado na
França durante Primeira Guerra Mundial e adotado por um soldado americano que o levou para os EUA após o final da guerra, onde o Rin Tin Tin foi treinado e começou a fazer filmes, ganhando seu próprio programa na TV.
Aos cães grandes e pequenos:

Sylvia – Yorkshire Terrier foi o menor cachorro da história, ela morreu em 1945 com dois anos de idade e com 6,35cm de altura.
Danka Kordak Slovakia –
Chihuahua de pêlo longo, é o menor cão vivo atualmente com de 13,71cm alturade acordo com o Guinness Book.
GibsonDogue alemão considerado o cão mais alto vivo atualmente, com 1metro e 7cm de altura segundo o Guinness Book.
Zorba de la-Susa, Mastiff inglês, considerado o cão mais pesado do mundo de acordo com o Guinness Book. Ele tem oito anos e pesa mais de 155kg. Zorba também é considerado o cão mais comprido do mundo.

Os cães mais caros do mundo

Preço alto pra cachorro
Filhotes das raças mais valorizadas no Brasil custam de 3 mil a 6 mil reais
1. BULDOGUE INGLÊS
Preço: de 4 mil a 6 mil reais *
Origem: Grã-Bretanha
Este é um dos mais afetuosos cães de companhia do mundo. A enorme dificuldade de reprodução, aliada ao fato de que as ninhadas têm poucos filhotes, fazem com que o buldogue inglês seja um dos cachorros mais caros do país. No passado, os exemplares da raça eram usados como cães de luta
2. PUG
Preço: 4 mil reais *
Origem: China
É uma raça muito antiga, surgida cerca de 400 anos antes de Cristo. Graças ao seu temperamento constante e ar alegre e brincalhão, o pug é hoje um dos cachorros mais procurados no
Brasil. Assim como o buldogue inglês, é uma raça que dá bastante trabalho para procriar
3. BULMASTIFE
Preço: 4 mil reais *
Origem: Grã-Bretanha
Considerada uma das raças mais raras no país, o bulmastife é um excelente cachorro de guarda. A pelagem curta e densa facilitou sua adaptação a países de clima quente como o
Brasil. É considerado um animal dócil, confiável e muito paciente com crianças
4. ROTTWEILER
Preço: de 3 mil a 4 mil reais *
Origem: Alemanha
O rottweiler faz sucesso no mundo inteiro e por isso tem uma cotação alta. Ele é utilizado como cão de guarda por forças policiais e é considerado um cachorro inteligente e vigoroso. Ao mesmo tempo, é um animal obediente, carinhoso e de bom temperamento com os donos
5. GOLDEN RETRIEVER
Preço: de 3 mil a 3,5 mil reais *
Origem: Grã-Bretanha
O golden retriever era utilizado no passado na caça esportiva. Ele se destacava pela habilidade em buscar a presa na água e entregá-la intacta ao caçador. É um animal afável e simples de criar. O
preço alto se deve ao fato de a raça "estar na moda", com uma grande procura por seus filhotes
*Preços de filhotes de boa qualidade, promissores para exportação