14/11/2010

Dragão marinho

O dragão-marinho pertence a mesma família que o cavalo marinho, sendo os dois um pouco semelhantes. Este mestre da camuflagem desliza graciosamente em águas superficiais, junto a bancos de algas e a pradarias de erva marinha. Estes animais de grande beleza são muito sensíveis e estão sujeitos à poluição e à captura excessiva. Por esta razão são protegidos por lei.


 Ele pode atingir até 45 cm de comprimento e possui elaborados apêndices permanentes em forma de folha que utiliza para se camuflar entre as algas. Ele não tem escamas mas é revestido por diversas placas ósseas, esta armadura é bastante eficaz na proteção contra os predadores.

Ele habita as águas do litoral sul da Austrália (mais específicamente todo litoral dos estados da Tasmânia, Austrália Meridional e Victoria, o sudeste do litoral de Nova Gales do Sul e o sul e sudoeste do litoral da Austrália Ocidental).

Eles comem pequenos crustáceos e outros zooplânctons.

Já faz um tempinho que eu queria fazer uma postagem sobre esse animal...só que eu não lembrava o nome, até que eu pesquisei e achei, e aí está!


Cavalo-marinho

O cavalo-marinho é um peixe.Do mesmo modo que o camaleão, ele pode mudar de cor e seus olhos saltados podem mover-se independentemente um do outro. Existem muitas espécies de cavalos-marinhos nos mares quentes. Eles nadam com o corpo na vertical, movimentando-se pela rápida vibração das barbatanas dorsais. A cauda longa e preênsil permite que eles se agarrem a plantas submarinas enquanto se alimentam de pequenos crustáceos.
O cavalo-marinho possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. É por isso que tem esse nome. É o único peixe com a cabeça perpendicular ao corpo.

Baiji ou Golfinho Branco

   Esse animal está extinto...eles viviam no Rio Yangtze,China, podiam viver até 30 anos.O animal era um autêntico fóssil vivo, que habitava as águas do rio mais longo da China há 25 mil anos. Cerca de 400 baiji viviam no rio Yangtze em 1980. Na última pesquisa, em 1997, foram avistados 13 golfinhos, e um pescador disse ter visto um exemplar em 2004.


E assim...esse animal acabou extinto, infelizmente...